O esgotamento e o estresse estão mais prevalentes do que nunca na nossa vida e se a gente não souber equilibrar isso com uma boa rotina de descanso seremos fortes candidatos a uma Síndrome de Burnout que é considerada a depressão do trabalhador.
Isso sem falar no aumento da probabilidade de doenças cardíacas, aumento de diabetes tipo 2, ansiedade e problemas com abuso de álcool ou outras substâncias.
Existem sete tipos diferentes de descanso que o ser humano precisa para se sentir bem e recuperar sua energia plenamente – e apenas um desses tipos está ligado ao sono. Ou seja, dormir e descansar não são necessariamente a mesma coisa.
Pensando em te ajudar, preparei um resumo dos sete tipos de descanso necessários para seu corpo e sua mente.
- Físico
- Mental
- Sensorial
- Criativo
- Emocional
- Social
- Espiritual
O descanso é fundamental para ter uma boa saúde. Para mais dicas de como deixar a saúde sempre em dia clique aqui
Descanso Físico
É exatamente o que parece: uma pausa no esforço físico. Ele é importante porque dá ao corpo a chance de liberar a tensão e entrar em um estado de calma reparadora para sua mente e para todo o corpo.
Descanso Mental
Quem nunca sentiu claramente um cansaço mental? E na maioria das vezes ao mesmo tempo que ele te esgota, te deixa com dificuldade de desligar à noite e relaxar.
Você passa o dia tão ligado em absolutamente tudo o que tem para fazer que à noite passa mais horas na cama do que efetivamente dormindo (e sua falta de um descanso mental, ainda prejudicou um dos momentos mais importantes do descanso físico).
O descanso mental é aquele que visa proporcionar ao cérebro pausas e atividades que envolvam pouco gasto de energia cerebral.
Descanso Sensorial
Nossos sentidos são bombardeados de estímulos o tempo todo – telas, luzes, barulhos, muitas conversas, notificações no celular.
Isso pode fazer com que eles entrem em sobrecarga. Por isso, é importante praticar o descanso sensorial.
E restaurar seu nível de descanso sensorial é mais simples do que você imagina: desligue os eletrônicos por um período, não ligue o rádio no carro, feche os olhos por um minuto durante o dia, vale também apostar em um banho no meio da tarde para se desconectar e ter uma bem-vinda pausa de todos esses estímulos.
Não importa sua escolha, o importante é intencionalmente poupar seus sentidos de estímulos em algum momento da sua rotina.
Descanso Criativo
Esse tipo de descanso é muito recomendado para quem trabalha resolvendo problemas ou com muitas ideias novas.
Para praticá-lo, se permita viver momentos ao ar livre. Pode ser em um parque, fazendo uma trilha ou até mesmo no seu quintal, caso você tenha um.
Outra forma de garantir seu descanso criativo pode ser transformar seu cantinho de trabalho em um lugar que te inspira, com imagens que você ama, arte com a qual você se relaciona profundamente, livros que estão ali a mão e imediatamente abrem sua mente. Pode ser até uma cor de parede especial ali. Afinal de contas, trabalhar 40 horas em um ambiente improvisado e sem graça torna muito mais difícil para a mente viajar bem longe e criar.
Descanso Emocional
É proposital que o descanso emocional e o descanso mental estejam bem separados. Eles não são sinônimos.
O descanso emocional antes de mais nada é um ato de coragem, de saber que ninguém precisa carregar o peso do mundo nos ombros.
Você é o tipo da pessoa que está sempre disponível, da qual todo mundo depende, que está sempre pronto para fazer um favor para quem quer que seja. que prefere dizer “um relutante sim a um sincero não”, mas que no final do dia acaba se sentido sugado e preterido.
Dê tempo para você mesmo processar as suas emoções e ser sincero sobre elas. Dizer não é uma possibilidade à qual você deve se abrir para realmente descansar.
Descanso Social
O descanso social não é necessariamente sobre ficar sozinho (mas se você preferir, é sobre isso sim), mas de escolher o seu círculo.
Descanso social é você investir o seu tempo com as pessoas que fazem bem a você, que te dão energia e apoio moral. Isso ao mesmo tempo em que deixa de lado, mesmo que temporariamente, aquelas que te fazem mal. É sobre, mais uma vez, dizer não.
Crie tempo para estar com as pessoas que não querem nada além de estar com você.
Descanso Espiritual
Será que estamos mesmo conectados com todas as necessidades do nosso corpo?
Apesar do nome, descanso espiritual não significa fazer uma pausa em sua vida espiritual, mas sim se apoiar nela.
O descanso espiritual é a habilidade de se conectar com algo que vai além do físico. E aqui entram as orações, meditação, envolvimento com sua comunidade e daí por diante.
Esse tipo de descanso pode te dar um profundo sentido de pertencimento bem como ajudar a restaurar e reorientar sua mente, seus pensamentos e suas ações.
Se esse conteúdo sobre os 7 tipos de descanso foi útil, interessante, compartilhe com um(a) amigo(a), ou me deixe um comentário lá no meu Instagram, para eu saber o que você está passando na sua cabeça. Um super beijo!