Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Creatina: Saiba os benefícios e contra indicações

SAÚDE SEMPRE EM DIA

Junte-se a mais de 1 milhão de pessoas com a Saúde Sempre em Dia e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua saúde de ferro! (é grátis).

*Eu quero receber os e-mails e informações do SSD.

SAÚDE SEMPRE EM DIA

Junte-se a mais de 1 milhão de pessoas com a Saúde Sempre em Dia e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua saúde de ferro! (é grátis).

*Eu quero receber os e-mails e informações do SSD.

A creatina é, um conjunto de aminoácidos produzidos pelo próprio organismo.  Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

Apesar de ser naturalmente produzida pelo organismo, é comum que atletas façam uso do suplemento de creatina para melhorar a performance.

De forma geral, a creatina otimiza a produção de ATP (trifosfato de adenosina),  e torna mais eficiente a comunicação entre as células do corpo e ainda reduz a glicemia, devido ao processo de ressíntese do glicogênio que faz

Ela atua no processo de otimização de energia nas células. Quando suas células conseguem produzir energia com mais facilidade elas se tornam mais eficientes e isso vai valer paras as células dos músculos e para as do cérebro.

 

 

Para que serve a creatina?

 

É uma substância composta por três aminoácidos, a glicina, a arginina e a metionina, presente nos músculos e no cérebro.

Muita gente associa seu uso apenas para pessoas que praticam atividades físicas intensas, mas não sabem a creatina é muito mais que um suplemento muscular. Conheça os benefícios:

  • Melhora a capacidade de foco, de memorização (e especialmente a memória de curto prazo); 
  • Aumenta a velocidade cognitiva;
  • Combate a fadiga e acelera a recuperação muscular;
  • Colabora para o ganho de massa magra;
  • Fornece mais energia para as células musculares;
  • Diminui os efeitos do envelhecimento.
  • Melhorar o funcionamento do metabolismo;

 

                                               Saiba melhorar a sua saúde clicando AQUI

 

 

Quais as contra indicações?

 

Indivíduos que tem doenças pré-existentes nos rins ou fígado, vai precisar consultar o especialista antes de iniciar uma suplementação com creatina. Essas são as únicas contraindicações oficiais desde que, sejam utilizadas as dosagens de segurança já estudas pela ciência. 

 

Qual a dosagem segura de creatina?

 

A dosagem de segurança estudas pela ciência gira em torno de 3 a 10 gramas por dia.  Quem consome creatina, no entanto, deve se atentar ao consumo diário adequado de água.  O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins.

 

Quais os perigos do excesso?

 

É de extrema importância ter orientação de um profissional habilitado e não ultrapassar a dosagem recomendada de qualquer suplemento. No caso da creatina,  o consumo excessivo (leia mais de 10 gramas por dia), em longo prazo, pode levar a disfunções no fígado, nos rins e até a alterações no ritmo cardíaco, apesar de os estudos sobre isso serem limitados e inconclusivos. De qualquer forma, é mais seguro evitar o exagero, até porque ele não traz benefícios à performance.

 

Creatina engorda?



 

A creatina provoca aumento de peso por promover ganho de massa muscular e uma pequena retenção de água. Não há, porém, ganho de gordura com o uso da creatina. Pelo contrário, a tendência é de redução do tecido gorduroso.

 

Design sem nome (26)

Texto de

Juliana Rios

Juliana Rios é Terapeuta Ortomolecular e idealizadora do Programa Saúde Sempre em Dia. Ver outros artigos da autora →